Sexta-feira 13 & Sagrado Feminino
- Ise Mahsati
- 13 de ago. de 2021
- 3 min de leitura

A Sexta-feira 13 é repleta e mitos, fantasias, superstições e histórias de mau agouro, azar, temores e terrores. Sim, eu poderia falar também sobre isso, mas aqui nesta postagem vou manter nosso foco somente nos lados incríveis dessa data!
Numerologia:
1 - Significa: coragem, amor próprio, consciência sobre si mesmo, iniciativa, disposição de correr riscos e ciclos “novos” que se iniciam (leia novamente e perceba que não é redundância, pois muitas vezes reiniciamos ciclos velhos).
3 - Fala de: autoconfiança, inspiração, criatividade, otimismo, fé no melhor da vida, estudos, comunicação, crescimento, leveza e liberdade ao se enfrentar desafios.
4 – Ligado a tradicionalidade, força, coragem, conservação, estabilidade, organização, materialização, praticidade, planejamento, estruturação, ritmo calmo e trabalho árduo
Os números 1 e 3 falam de originalidade, incerteza, aventuras e liberdade, sem dar satisfações, sem seguir regras nem mandatos, inclusive podem se tornar rebeldes e correr riscos. Juntos, 1 e 3 geram o 4, totalmente oposto, segue regras, estruturas e tradição, prefere o certo ao incerto. Por isso o 13 é tão ambíguo. Uns o consideram tão bom e outros o contrário.
No Tarô 13 é o arcano “A Morte” que traz a simbologia das mudanças. Nos deixando a mensagem que, para sairmos da zona de conforto e mudarmos verdadeiramente (iniciando um novo ciclo, e não reiniciando um velho) é preciso coragem para saber arriscar com confiança e planejamento. E quanto mais medos e crenças limitantes – superstições - mais dificuldade para essa reestruturação.
Na astrologia Sexta-feira é dia de Vênus - Afrodite, deusa do auto amor, do amor, autoestima, sensualidade, sexualidade, prazeres, afetos e desejos. Arquétipo que nos conduz a nos olharmos com profundidade e verdade para nossa relação amorosa conosco mesmas, para a partir disso desenvolvermos um olhar e um sentir afetuoso saudável com tudo e todos.
O número 3 também nos fala de simbologias muito ricas do sagrado feminino: A harmonia e sacralidade do Triângulo Divino: simbolizando o Elemento Água e a Mulher (o púbis ou órgão sexual da mulher – Yoni); A Deusa e seus aspectos tríplices; A Tríade: início, meio e fim; A Triluna: crescente, cheia e minguante; As fases: menina, adulta, anciã; O corpo, a alma e o espírito; O passado, presente e futuro; A criação, preservação e destruição; A taça; O Caldeirão; O Poço escuro; O Útero; A Caverna para os reinos subterrâneos, o “outro lado”, reino essencialmente feminino e primordial onde jaz a Sabedoria (Sophia) oculta.
O Gato Preto, tão relacionado com essa data especial... Indícios históricos de muitas partes do mundo em várias épocas nos contam dessas mesmas ambiguidades (tão venerado em algumas culturas, e tão condenado em outras; tão amado e tão odiado). A perseguição, tortura e morte aos considerados hereges, decretada em uma sexta-feira dia 13/10/1307 também incluía muitas mulheres curandeiras, erveiras, benzedeiras, parteiras e mulheres sábias da terra que estimavam os gatos, em especial os negros. Quem estuda radiação e já fez testes, ou já teve outros, e tem gato preto sabe o quanto eles são diferentes.
13 são as Lunações ao longo de um ano que honram as fases de Gaya, nossa Grande Mãe Terra, que passam por todas as estações, cada uma com uma frequência sazonal específica, nos fazendo sentir a dança do Sol e da Terra. E também (não coincidentemente) os nossos Ciclos de Sangue Femininos Saudáveis – O Fluir Sagrado da Essência Rubra de nosso Ventre através de nossa Yoni, que ao total de uma vida somam 13 ciclos distintos e complementares.
13 que em soma gera o 4 (As 4 estações; Os 4 Elementos alquímicos; A quarentena, ou resguardo pós parto; As 4 fases do Ciclo menstrual; As fases da lua; As quadrantes de um dia; Os 40 anos no deserto) - ricos signos com leituras metafísicas profundas e ressonâncias espetaculares com Nossos Úteros.
13 é um número muito mágico e feminino. Certamente um grande Portal que pode ser sagrado se assim nós escolhemos... E aí? Qual sua opção?
Ise Mahsati
Comentários